Pular para o conteúdo principal

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

Para se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura.

No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca da batata tende a ser um importante produto para indústria alimentícia, uma vez que é rica em fibras e antioxidantes naturais como antocianinas, carotenoides, antocianinas, ácidos fólicos, vitamina C e potássio, importantes para a digestão e o metabolismo de carboidratos e proteínas, além de ser rico em amido.

A busca por soluções aprimoradas que possam melhorar o aproveitamento de resíduos da indústria de alimentos, diminuir a contaminação do meio ambiente e promover a segurança alimentar por meio de um consumo com qualidade e baixo custo tem motivado pesquisa com esse resíduo. Artigos com estudos na área de resíduos de frutos, envolvendo a guavira, abacaxi, berinjela, melancia, laranja, maracujá, jabuticaba, baru e tamarindo já foram publicados. Com a técnica adequada de transformação, os resíduos de processamento de batatas podem ser convertidos em subprodutos de alto valor agregado ou matérias-primas para processos secundários ou, ainda, utilizados como substratos para geração de novos produtos, enzimas e antibióticos.

Um subproduto gerado é a farinha obtida pela moagem da casca de batata, passando por um processo tecnológico a fim de adequar-se para o uso em pães, bolos, entre outros. Outro subproduto é a produção de combustível como o etanol, através do cozimento da casca da batata, na qual é liquefeita pela ação do calor, sofrendo na sequência, o processo de fermentação e destilação, no intuito de gerar álcool combustível.

Nesse sentido, a avaliação das características físico­-químicas dos resíduos da casca de batata é fundamental podendo ser transformados em farinha ou outros subprodutos  ricos em nutrientes, ofertando a população alimentos mais saudáveis com baixo custo.

Referências:

ABBA - Associação Brasileira da Batata. Revista Batata Show. Ano 18, n 51, Agosto, 2018.

SANTOS, ALEXANDRA PEREIRA. Farinha de batata (solanum tuberosum I): obtenção, caracterização físico-química, funcional, elaboração e caracterização de sopas desidratadas. Dissertação de mestrado em engenharia de alimentos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Itapetinga-BA, 105p, 2009.

Gabriela Egidio Arelhano.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...