Pular para o conteúdo principal

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

 

Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira

 

Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!

           

            Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vinhos, queijos, bebidas fermentadas e até mesmo produzindo reagentes para fabricar combustíveis de biomassa, essa quantidade de aplicações diferentes se deve aos fungos serem capazes de sintetizar diversos produtos e entre eles, os pigmentos naturais.

 

   Fonte: br.freepik.com.

 

Quando olhamos a nossa volta, vemos muitas mercadorias que usam pigmentos, sejam roupas tingidas, maquiagens e alimentos, mas estudos apontaram que pigmentos sintéticos estão associados ao risco de toxicidade a longo prazo, o que causou a busca por fontes de pigmentos naturais que podem ser produzidos por plantas, animais e alguns microrganismos como fungos. Os pigmentos produzidos por fungos são extremamente vantajosos por poderem ser colhidos com facilidade, serem muito rentáveis e gerarem baixo resíduo, mas além de serem utilizados para “colorir” pigmentos naturais possuem papeis fundamentais muito importante dentro de corpos vivos como a ação antioxidante e anti-inflamatória, existem vários tipos de pigmentos como as flavonas que são encontradas em frutas como a uva e o morango, os carotenoides que são os responsáveis por dar a cor a laranjada na cenoura e a melanina que é encontrada em bactérias, fungos, plantas, animais e na nossa pele!

 

Fonte: pixabay.com.

 

            A melanina tem papel importante nos organismos agindo como antioxidante, radioprotetor, termorregulador antimicrobiano, anti-inflamatório entre outros, na indústria farmacêutica, a melanina produzida por microrganismos é muito utilizada em cosméticos, especialmente em cremes protetor-solar, fabricação de óculos e até mesmo no controle de resíduos radioativos.

 

            O fungo Spissiomyces endophytica foi extraído das raízes de uma planta popularmente conhecida como Raiz de fungo (Balanophora fungosa) em Sustainable Development of Biological Resources Laboratory, da Universidade Chiang Mai, na Tailândia, depois de extraído o fungo foi colocado em um meio propicio para seu crescimento em laboratório, em seguida o pigmento foi extraído e analisado, verificando algumas das suas qualidades e características. Mais analises sobre a melanina produzida precisam ser feitas, mas o que se tem certeza é que caso a melanina produzida seja viável, os custos para a produção de pigmentos diminuirão e a velocidade de produção aumentará podendo ser utilizada nos mais diversos ramos industriais por preços menores que outros pigmentos naturais.

 

Fonte: Suwannarach N, Kumla J, Watanabe B, Matsui K, Lumyong S (2019) Characterization of melanin and optimal conditions for pigment production by an endophytic fungus, Spissiomyces endophytica SDBR-CMU319. PLoS ONE 14(9): e0222187. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0222187

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...