Pular para o conteúdo principal

Em busca de novos peptídeos com ação anti-Leishmania sp., uma parasitose que afeta o Homem e o seu cão

 

As leishmanioses são enfermidades que causam em humanos um conjunto de sintomas clínicos que podem comprometer a pele, as mucosas e as vísceras. São causadas por diferentes espécies de parasitas do gênero Leishmania e transmitidas aos animais e humanos por insetos conhecido como mosquito palha. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença negligenciada e afetam milhões de pessoas no mundo e de acordo com a Organização Mundial da Saúde, somente em 2018, 85% dos casos de leishmaniose reportados nas Américas ocorreram no Brasil, sendo endêmicas em Mato Grosso do Sul, o que tornam urgente a necessidade de desenvolver novos candidatos a medicamentos e otimizar as ferramentas de pesquisa. 

Imagine esta situação: observando seu animal de estimação, o cão, percebe sintomas como queda de pelos e descamação na pele, emagrecimento, perda do apetite, diarreia, hemorragia nasais e até a perda dos movimentos das patas traseiras. A primeira reação é levar seu animal de estimação ao médico veterinário para realizar exames parasitológicos. Após alguns dias, o resultado dos exames é de LTA. Então chega a notícia: não há tratamento em cães, uma vez que o animal permanece como reservatório do parasito.

Já os sintomas no ser Humano da LTA são diferente ao dos cães, pois  surgem  lesões nas mucosas: boca, nariz (entupimento , sangramento, coriza, crostas e feridas) e garganta (dor ao engolir, rouquidão e tosse). Ao contrário dos cães, para o ser humano há tratamento, e o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento específico e gratuito, que é o repouso, a boa alimentação e o uso de um único tratamento oral disponível, a Miltefosina, com efeitos colaterais, geralmente gastrointestinais e uma taxa de cura de seis meses. 

Em um esforço para desenvolver melhores tratamentos contra a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e trabalhar na busca de um possível peptídeo natural com ação antimicrobiana, uma proposta de projeto de mestrado foi submetido no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia aplicada à Saúde Humana e Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em março de 2021. Esta proposta foi aceita com o título “Prospecção in silico e in vitro de Peptídeos com Potencial atividade anti-Leishmania sp.”.

O objetivo do projeto é a busca de novas estrutura de peptídeos (Figura 1), com potencial inibição de proteínas de Leishmania sp. por meio de ferramentas no âmbito da simulação computacional (in silico), ou seja, a simulação é a construção de um modelo de uma situação real, o que neste projeto, seria um desenho de um peptídeo, sintetizá-lo na empresa da GenOne no Rio de Janeiro/RJ, e após esse design e síntese,  realizar ensaios para avaliar os processos de desenvolvimento e sua eficácia  na  atividade anti-L.amazonensis, fora do organismo de um ser vivo (in vitro). 


Os aminoácidos formam os peptídeos e estes podem formar as proteínas.


FIGURA1. Os aminoácidos formam os peptídeos e estes podem formar as proteínas.

 https://www.shutterstock.com/search/polypeptide


Quando elaboramos uma pesquisa científica, pensamos como vamos provar o que foi sugerido. Os ensaios selecionados ao propor o projeto de pesquisa ao Programa de Pós-graduação são técnicas escolhidas para  validar a pesquisa, e é importante pois o projeto depende deles para ser realizado. Então, esta parte do projeto foi organizada é dividida em quatro fases. A primeira pensando na questão ética do projeto, uma vez que para realizar os testes, será necessário utilizar o procedimentos que envolvem manutenção das cepas de parasitas e obtenção de células de camundongos, é necessário que o projeto seja submetido à análise do Comitê de Ética para Uso de Animais (CEUA) da UFMS. Após a aprovação do Comitê de Ética, dá-se início a segunda e terceira fase, onde ocorre os testes de ensaios biológicos da Leishmania sp., que serão distribuídos em placas de 96 poços contendo os peptídeos diluídos a serem testados. E por fim, após os resultados favoráveis da atividade citadas acima, seguiremos com o quarto teste, de avaliação da toxicidade e viabilidade do uso da nova molécula, para um potencial peptídeo.


Se o objetivo da pesquisa for concretizado e o grupo conseguir selecionar estruturas de peptídeos com conhecida ação antimicrobiana, com base para a predição de peptídeos mais curtos com pelo menos 85% de chance de inibir enzimas de Leishmania sp., então a ideia é partir para os testes em organismos vivos. Dependendo dos resultados, a síntese de peptídeos bioativos pode apresentar um potencial para aplicação na indústria farmacêutica, na produção de novas drogas anti-Leishmania sp., o que possibilita novos tratamentos contra a leishmaniose, dando uma chance de vida maior para o homem e seu fiel amigo, o cão.


MARIA HELENA FERMIANO, 30 de JUNHO de 2021.


Este projeto de pesquisa está em andamento pelo Programa de Pós-graduação de Biotecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS. Baseado em dois artigos de pesquisa, um foi publicado na Revista Planta Med, intitulado Leishmanicidal Effects of Piperlongumine (Piplartine) and Its Putative Metabolites em Maio de 2018 e o outro publicado em 2018 na Revista Phatogens and Global Health, sob o título de Adevonin, a novel synthetic antimicrobial peptide designed from the Adenanthera pavonina trypsin inhibitor (ApTI) sequence. Iniciou-se em março de 2021, finalizará em março de 2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...