Pular para o conteúdo principal

Mistura do líquido da casca da castanha de caju com o óleo de mamona resulta em um larvicida eficiente contra o Aedes aegypti que não altera o desenvolvimento embriofetal, o desempenho reprodutivo ou a integridade do DNA.


Você sabia que o liquido da casca da castanha de caju e o óleo da mamona podem ser poderosos agentes contra a Zika e a Chigungunya?





 

Um dos maiores problemas na saúde pública é o vírus Zika e o Chikungunya, que são doenças transmitidas pelas espécies de mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictusconhecidos como mosquito da dengue ou pernilongo rajado. 

 A casca da castanha de caju, possui um liquido bem visado por suas características terapêuticas, que incluem principalmente a toxicidade e ou inibição para os mosquitos causadores da Dengue e Chikungunya. O oléo da mamona ja foi muito estudada por suas atividades larvicídas.

A pesquisa do grupo determinou substâncias do líquido da casca de castanha caju e óleo de mamona conhecidos cientificamente como TaLCC-20, na mortalidade de larvas e no desempenho reprodutivo.  

Foram usadas 400 larvas de mosquito da dengue (No 3º estágio larval) para testar as concentrações de TaLCC-20 em 0,05 mg/0,5 mg/5 mg. Já nos testes do desenvolvimento reprodutivo foi usado vinte camundongos fêmeas gravidas, receberam via oral o TaLCC-20 em doses de 5 mg/kg e 50 mg/ kg do peso corporal, e 10 animais tiveram. 

 Nos resultados para os testes de inibição das larvas, as doses de TaLCC-20/ml eliminou 100% das larvas, em um período de 180 minutos, no qual é avaliado pelo ministério da saúde como padrão ouro. Isso mostra a eficácia do TaLCC-20 como um larvicida promissor e que não induz danos genéticos. Na avaliação reprodutiva no geral mostraram que as mudanças no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento embriofetal parecem positivas e a formulação é econômica.  

Concluindo assim que o TaLCC-20 pode ser considerado um larvicída eficaz que não induz danos genéticos. Além de que, a relação custo-benefício associada a mudanças no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento embrionário e fetal parece ser positiva.  

Esses fatores indicam que é um produto importante a ser estudado para uso como larvicída natural, podendo ser um agente contra os mosquitos / vetores responsáveis pela dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. 





Artigo

19 de março de 2018 


VANI, JULIANA MIRON ; MONREAL, MARIA TEREZA FERREIRA DUENHAS ; AUHAREK, SARAH ALVES ; CUNHA-LAURA, ANDRÉA LUIZA ; DE ARRUDA, EDUARDO JOSÉ ; LIMA, ALESSANDRA RAMOS ; DA SILVA, CICERA MARIA ; ANTONIOLLI-SILVA, ANDRÉIA CONCEIÇÃO MILAN BROCHADO ; de Lima, Dênis Pires ; BEATRIZ, ADILSON ; OLIVEIRA, RODRIGO JULIANO . The mixture of cashew nut shell liquid and castor oil results in an efficient larvicide against Aedes aegypti that does not alter embryo-fetal developmentreproductive performance or DNA integrityPLoS One, v. 13, p. e0193509, 2018 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...