Pular para o conteúdo principal

Mistura do líquido da casca da castanha de caju com o óleo de mamona resulta em um larvicida eficiente contra o Aedes aegypti que não altera o desenvolvimento embriofetal, o desempenho reprodutivo ou a integridade do DNA.


Você sabia que o liquido da casca da castanha de caju e o óleo da mamona podem ser poderosos agentes contra a Zika e a Chigungunya?





 

Um dos maiores problemas na saúde pública é o vírus Zika e o Chikungunya, que são doenças transmitidas pelas espécies de mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictusconhecidos como mosquito da dengue ou pernilongo rajado. 

 A casca da castanha de caju, possui um liquido bem visado por suas características terapêuticas, que incluem principalmente a toxicidade e ou inibição para os mosquitos causadores da Dengue e Chikungunya. O oléo da mamona ja foi muito estudada por suas atividades larvicídas.

A pesquisa do grupo determinou substâncias do líquido da casca de castanha caju e óleo de mamona conhecidos cientificamente como TaLCC-20, na mortalidade de larvas e no desempenho reprodutivo.  

Foram usadas 400 larvas de mosquito da dengue (No 3º estágio larval) para testar as concentrações de TaLCC-20 em 0,05 mg/0,5 mg/5 mg. Já nos testes do desenvolvimento reprodutivo foi usado vinte camundongos fêmeas gravidas, receberam via oral o TaLCC-20 em doses de 5 mg/kg e 50 mg/ kg do peso corporal, e 10 animais tiveram. 

 Nos resultados para os testes de inibição das larvas, as doses de TaLCC-20/ml eliminou 100% das larvas, em um período de 180 minutos, no qual é avaliado pelo ministério da saúde como padrão ouro. Isso mostra a eficácia do TaLCC-20 como um larvicida promissor e que não induz danos genéticos. Na avaliação reprodutiva no geral mostraram que as mudanças no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento embriofetal parecem positivas e a formulação é econômica.  

Concluindo assim que o TaLCC-20 pode ser considerado um larvicída eficaz que não induz danos genéticos. Além de que, a relação custo-benefício associada a mudanças no desempenho reprodutivo e no desenvolvimento embrionário e fetal parece ser positiva.  

Esses fatores indicam que é um produto importante a ser estudado para uso como larvicída natural, podendo ser um agente contra os mosquitos / vetores responsáveis pela dengue, febre Chikungunya e vírus Zika. 





Artigo

19 de março de 2018 


VANI, JULIANA MIRON ; MONREAL, MARIA TEREZA FERREIRA DUENHAS ; AUHAREK, SARAH ALVES ; CUNHA-LAURA, ANDRÉA LUIZA ; DE ARRUDA, EDUARDO JOSÉ ; LIMA, ALESSANDRA RAMOS ; DA SILVA, CICERA MARIA ; ANTONIOLLI-SILVA, ANDRÉIA CONCEIÇÃO MILAN BROCHADO ; de Lima, Dênis Pires ; BEATRIZ, ADILSON ; OLIVEIRA, RODRIGO JULIANO . The mixture of cashew nut shell liquid and castor oil results in an efficient larvicide against Aedes aegypti that does not alter embryo-fetal developmentreproductive performance or DNA integrityPLoS One, v. 13, p. e0193509, 2018 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...

O jato defensivo dos "falsos bicho-pau"

     Muitos possivelmente conhecem o popular inseto bicho-pau. Como seu próprio nome popular diz, é um bicho que se parece com um galho. Esta similaridade com um órgão vegetal concede a esses indivíduos a capacidade de camuflagem no meio selvagem, dificultando não apenas para os cientistas encontrá-los, mas principalmente, seus predadores. No entanto, há um fato pouco conhecido sobre estes indivíduos pertencentes à ordem dos Phasmatodea. E o que seria? Trata-se de uma família dentro desta ordem denominada Pseudophasmatidae, onde encontraremos o que chamarei aqui de “falsos bicho-pau”. Eles são insetos em boa parte noturnos, geralmente herbívoros, com corpo alongado, segmentado em cabeça, tórax e abdômen, possuem três pares de pernas, um par de antenas e, o mais interessante, um par de opérculos na região toráxica bem perto da cabeça. Mas por que os opérculos seriam interessantes? Bom, os falsos bicho-pau não necessariamente possuem a vantagem da camuflagem e utilizam um o...