Pular para o conteúdo principal

Benefícios para saúde do fruto do Cerrado- Bacuri (Attalea phalerata Mart. Ex Spreng)

     Você já ouviu falar sobre bacuri, acuri, auracuri ou guaracuri? São nomes popularmente conhecido para o fruto. É amplamente distribuído nos Estados  do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O nome científico é Attalea phalerata Mart. Ex Spreng. e pertence à família Palmae. O fruto verde é encontrado o ano inteiro nessas regiões. 

Imagem: Cacho do fruto Bacuri.

    O fruto apresenta uma polpa carnosa variando a cor entre amarelo a laranja, tem forma oval e achatada e sementes (amêndoas). As principais características nutricionais do fruto, a polpa é rica em pró-vitamina A, cobre e magnésio, a amêndoa é rica em fósforo e boa fonte de ferro. 

   Uma forma de consumir o fruto do bacuri e agregar nutricionalmente à alimentação é na forma de farinha, tem um potencial em substituir a farinha de mandioca em distintos pratos, como por exemplo, no preparo do mingau, pirão, empanamento de carnes ou até engrossar caldos.

    É possível preparar em casa seguindo a receita abaixo:

    Selecionar os frutos maduros, colocar em uma panela com água até cobrir e ferver por 30 a 40 minutos. Escorrer e deixar esfriar. Descascar e retirar a polpa com auxílio de uma faca inoxidável. Colocar a polpa fatiada em forno com temperatura média, mexendo de vez em quando, até secar totalmente (quando a polpa ficar quebradiça). Esperar esfriar e triturar no liquidificador, até obter uma farinha, se necessário peneirar. 

                                                                         Realizado por: Irene Gresoiste - Amolar, Corumbá, MS.


Mayara Vasconcelos


Referências

HIANE, P. A.; Bogo, D.; RAMOS, M. I. L.; RAMOS FILHO, M. M. (2003). Carotenoides pró-vitamínicos A e composição em ácidos graxos do fruto e da farinha do bacuri (Scheelea phalerata Mart.). Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 23, n. 2, p. 206-209 2003. Disponível em : <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-20612003000200018&script=sci_abstract&tlng=pt.>.


FRUTOS. Sabores do Cerrado & Pantanal, 2021. Disponível em : <https://sabores.ufms.br/indice-de-frutos/>. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...

O jato defensivo dos "falsos bicho-pau"

     Muitos possivelmente conhecem o popular inseto bicho-pau. Como seu próprio nome popular diz, é um bicho que se parece com um galho. Esta similaridade com um órgão vegetal concede a esses indivíduos a capacidade de camuflagem no meio selvagem, dificultando não apenas para os cientistas encontrá-los, mas principalmente, seus predadores. No entanto, há um fato pouco conhecido sobre estes indivíduos pertencentes à ordem dos Phasmatodea. E o que seria? Trata-se de uma família dentro desta ordem denominada Pseudophasmatidae, onde encontraremos o que chamarei aqui de “falsos bicho-pau”. Eles são insetos em boa parte noturnos, geralmente herbívoros, com corpo alongado, segmentado em cabeça, tórax e abdômen, possuem três pares de pernas, um par de antenas e, o mais interessante, um par de opérculos na região toráxica bem perto da cabeça. Mas por que os opérculos seriam interessantes? Bom, os falsos bicho-pau não necessariamente possuem a vantagem da camuflagem e utilizam um o...