Pular para o conteúdo principal

Carrapato-de-boi: resistência à ivermectina e seus efeitos

A ivermectina é, sem sombras de dúvidas, o medicamento veterinário mais utilizados para o controle de carrapatos como os da espécie Rhipicephalus microplus, conhecidos como carrapato-de-boi. Na pecuária essa liderança é mundial e possuí 30 anos de uso pra esta finalidade, o grande sucesso se deu pala eficiência superior da ivermectina, porém o uso sem concorrência favoreceu o desenvolvimento das chamadas “Cepas resistentes”, são carrapatos da mesma espécie, porém, que não sofrem pela ação da ivermectina, o principal problema relacionado a essa resistência é o impacto econômico na pecuária, uma vez que animais parasitados por estes carrapatos perdem peso e ficam com a saúde debilitada.

No Brasil, as perdas na pecuária leiteira e de corte, relacionadas à essa espécie de carrapato gira em torno de 15 bilhões de reais por ano, é por esta razão que ele é considerado o parasita mais nocivo da indústria, além dessas perdas diretas relacionadas aos efeitos do Rhipicephalus microplus, ele também é vetor de Babesia spp, ou seja, transportam esse protozoários que causa a chamada “Tristeza parasitária bovina”, sua picada também causam feridas que são usadas por moscas da espécie Cochliomyia hominivorax para deposição de ovos. Em resumo o combate à carrapatos da espécie Rhipicephalus microplus é uma prioridade alta.

Identificar os mecanismos envolvidos no desenvolvimento dessa resistência à ivermectina é importante para prever e reverter à resistência tanto à ivermectina quanto para outros fármacos. Nesse aspecto, os pesquisadores deste estudo realizaram ensaios em laboratórios com duas cepas do carrapato Rhipicephalus microplus, uma resistente a ivermectina e outra não. Neste estudo foram monitoradas enzimas que realizam a desintoxicação no organismo, utilizando inibidores de grupos de proteínas relacionadas a essas enzimas. Para calcular o efeito dos inibidores sob as enzimas de desintoxicação, a taxa de mortalidade na cepa foi utilizada.

Dos resultados obtidos, ficou demonstrado que todos os inibidores tiveram algum efeito sob a mortalidade na cepa resistente, em níveis diferentes, mas ambos demonstraram participar da desintoxicação de ivermectina nesses parasitas, isso demonstra que o mecanismo que levaram o desenvolvimento da resistência à ivermectina é amplo, porém o estudo demonstrou que o uso da ivermectina combinada com os inibidores de enzimas relacionadas à resistência é um alternativa que pode ser aperfeiçoada para emprego na aplicação e recuperar a eficiência da ivermectina em casos onde os parasitas apresentam resistência ao fármaco.

O presente estudo apresenta a importância da pesquisa voltadas a descoberta de compostos alternativos para uso no combate a esses parasitas, principalmente pela alta demanda, fármacos utilizados em larga escala estão sujeitos a perda de eficiência causada pelo desenvolvimento da resistência dos organismos alvo, algo inerente dessa dinâmica do combate à praga e parasitas.

Augusto César Rodrigues

 Referência: 

Le Gall, V. L.; Klafke, G. M.; Torres, T. T.; Detoxification mechanisms involved in ivermectin resistance in the cattle tick, Rhipicephalus (Boophilus) microplusScientific reports. United Kingdom, 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...