Pular para o conteúdo principal

Um potente agente larvicida contra o mosquito Aedes aegypti do cardanol

Por Andressa dos Santos Mascarenhas da Silva

 

O líquido da casca da castanha de caju (CNSL) é um líquido marrom avermelhado escuro. Estudos mostraram que  o CNSL quando extraído a 40 °C preserva intensa atividade inseticida. O fluido tem baixo valor agregado, porém é muito conhecido e possui diversos componentes lipídicos como: cardanol, cardol, ácido anacárdico e vestígios de 2-metil cardanol. O Cardanol tem potencial para prevenir doenças transmitidas por bactérias, fungos e protozoários. O ácido anacárdico é conhecido como antimicrobiano, antitumoral, antioxidante, gastroprotetor e por ter potencial anticarcinogênico como no caso do câncer de próstata.

Todos esses componentes tem sido de grande interesse científico, pois a mistura desse fluido pode gerar muitas funções incríveis como ação antiinflamatória, antibacteriana, antiprotozoária, antifúngica, anti-séptica, citotóxica, antioxidante, espasmolítica e anestésica.

O Mosquito Aedes aegypti é o principal vetor de diversas doenças como a para febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. Todas essas doenças causam enorme transtorno e complicações , como a microcefalia, dores crônicas ou até mesmo a morte. Milhares de pessoas são expostas a este vetor e isso se deve a mais de uma situação específica, sendo elas: precariedade habitacional, ocupação desorientada de

áreas sem infraestrutura, armazenamento inadequado de água, saneamento não melhorado e ineficiente programas de controle de insetos.

Existem inseticidas para o controle do mosquito, porém os compostos utilizados geralmente são muito prejudiciais para o meio ambiente e foi demonstrado resistência dos mosquitos a esses produtos. Portanto se tornou necessário a criação de novos métodos eficientes para menor contaminação e menor impacto ambiental,  estimulando pesquisas para investigar óleos, extratos e constituintes isolados de plantas a fim de produzir os chamados inseticidas verdes que são de um custo mais baixo e efetividade igualada aos sintéticos.

Estudos comprovam que o Cardanol presente no CNSL tem atividade larvicida conhecida contra o A. aegypti, pois inibe a enzima acetilcolinesterase que é muito semelhante a enzima chave dos inseticidas sintéticos. Esse composto foi utilizado para realizar os testes nas larvas do mosquito. Primeiramente foi realizado o isolamento de Cardanol, usado como material inicial para gerar outros derivados. Esses derivados foram submetidos a testes de toxicidade contra as larvas de A. aegypti.

Os resultados mostraram que os derivados chamados de iodoidrinas são muito promissoras e podem ser utilizados na produção comercial de itens para combater as larvas do mosquito vetor, pois houve uma eficácia de  mortalidade média de 93,3% com exposição de 72 horas das larvas. Além de possuir um custo bem menor e gerar emprego para a população.

 

 

 

 

Comentários

  1. Parabéns pela blog e pela matéria. Neste caso, poderia também informar a(s) referência(s). Certo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...

O jato defensivo dos "falsos bicho-pau"

     Muitos possivelmente conhecem o popular inseto bicho-pau. Como seu próprio nome popular diz, é um bicho que se parece com um galho. Esta similaridade com um órgão vegetal concede a esses indivíduos a capacidade de camuflagem no meio selvagem, dificultando não apenas para os cientistas encontrá-los, mas principalmente, seus predadores. No entanto, há um fato pouco conhecido sobre estes indivíduos pertencentes à ordem dos Phasmatodea. E o que seria? Trata-se de uma família dentro desta ordem denominada Pseudophasmatidae, onde encontraremos o que chamarei aqui de “falsos bicho-pau”. Eles são insetos em boa parte noturnos, geralmente herbívoros, com corpo alongado, segmentado em cabeça, tórax e abdômen, possuem três pares de pernas, um par de antenas e, o mais interessante, um par de opérculos na região toráxica bem perto da cabeça. Mas por que os opérculos seriam interessantes? Bom, os falsos bicho-pau não necessariamente possuem a vantagem da camuflagem e utilizam um o...