Pular para o conteúdo principal

Pandemia de COVID-19 e Exercícios Físicos em mulheres de Campo Grande/MS

 

Como sabemos, a pandemia de COVID-19 trouxe alguns impactos para todos nós: o distanciamento social, o isolamento de pessoas, a mudança drástica de rotina, o home-office e a criação de novas possibilidades de cotidiano.

            No que se refere ao exercício físico, o poder público de vários estados e municípios, por meio de decretos estaduais e municipais, estabeleceram o fechamento de locais, tanto públicos (parques, praças) quanto privados (academias e clubes), o que tornou a prática regular de atividades físicas um grande desafio. Com isso, a população tinha algumas opções: continuar realizando exercícios físicos em casa, realizar exercícios individualmente nas ruas das cidades, ou ainda não praticar exercícios físicos durante esse período.

            A partir do visto, pensamos em realizar um estudo, com as mulheres adultas de Campo Grande/MS, a fim de se avaliar o impacto da pandemia de COVID-19 durante o período de distanciamento social estabelecido pelo poder público municipal de Campo Grande/MS.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores/exercicio-fisico

            Devido as dificuldades de se coletar os dados, por conta do momento em questão, utilizamos de formulário online vinculado ao Google Forms distribuído por meio do aplicativo de mensagem. Informações socioeconômicas e a respeito da prática de exercício físico antes e durante a pandemia foram registradas. Com isso, 1.188 questionários válidos foram obtidos. Neles, observamos que de 51% de mulheres consideradas fisicamente ativas, esse número obteve uma queda para 10,6%. AS consideradas insuficientemente ativas fisicamente obtinham 49% das respostas e passaram a ocupar 89,4% das mesmas. Apenas 8,8% das entrevistadas conseguiram manter a sua prática regular de exercícios físicos. Para tais números, alguns fatores foram associados, como: falta de espaço adequado para prática dos exercícios físicos, falta de orientação de um profissional e falta de equipamentos ou aparelhos adequados.

O estudo apontou como resultados, então, a drástica queda na prática regular de exercícios físicos pelas mulheres. Este artigo teve publicação no ano de 2021 e seus dados coletados foram em 2020. Hoje, dois anos após a coleta dos dados, como estará o nível de exercício físico dessas mulheres? Lembro que a pandemia de COVID-19 ainda não foi considerada encerrada. Mas, com a vacinação e as medidas de prevenção, a maioria das atividades retornaram normalmente. Será que a rotina de exercícios físicos foi retomada ou deu espaço ao comodismo trazido pelo distanciamento social?

Referência: FERREIRA, J. S.; ASSIS, T. C.; CRUZ, R. P. V.; DELLAGRANA, R. A. Impacto da pandemia de COVI-19 sobre a prática de exercícios físicos em mulheres, Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 25, n.3, p. 535-546, 2021.

Tayla Campagna de Assis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...