Um estudo comparativo de compostos preparados a partir de resíduos orgânicos baseados em parâmetros químicos e biológicos
O artigo "Um estudo comparativo de compostos preparados a partir de resíduos orgânicos baseados em parâmetros químicos e biológicos", produzido pela Monika Jakubus da Universidade de Ciências da Vida de Ponzan (Polonia), se trata do uso de compostos preparados a partir de resíduos orgânicos despejados das cidades em aterros sanitários. Infelizmente, o desenvolvimento rápido das cidades é acompanhado por fenômenos negativos, entre eles o crescimento de resíduos sólidos urbanos e lodo de esgoto. Assim, a gestão adequada de resíduos precisa ser desenvolvida ser possível prevenir geração de resíduos e redução do seu volume, e incentivar a sua reutilização e valorização da matéria-prima.
O processo de compostagem tem se apresentado como uma alternativa ecologicamente correta aplicada gerenciar e reciclar resíduos orgânicos para obter produtos utilizados como corretivos na agricultura. A utilização da compostagem apontou para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A maioria dos estudos demonstra claramente que a correção do solo com composto afeta várias propriedades do solo, incluindo físicas, químicas, físico-químicas e biológicas, especialmente aumentando as quantidades de TOC, Ntot e os conteúdos de macronutrientes disponíveis (N mineral, P, K, S, Mg).
Assim, o objetivo principal deste estudo foi valorizar 10 compostos usando parâmetros químicos e biológicos selecionados em termos de sua qualidade fertilizante e potencial usabilidade para aplicação em horticultura, agricultura ou recuperação de terras. Os compostos foram preparados a partir de resíduos comumente usados (lixo de jardim e parque), bem como aqueles menos popular (lodo de esgoto e substrato de cogumelo usado).
Esses tipos de fertilizantes podem ser recomendados para o cultivo de hortaliças em pequena escala, jardins ornamentais, ou a manutenção de vegetação urbana, onde as plantas cultivadas não altas exigências nutricionais. Do ponto de vista económico, é de salientar que as matérias-primas utilizadas para compostagem são facilmente disponíveis localmente e, portanto, o produto final é relativamente barato e comercializável para jardineiros ou agricultores em comparação com fertilizantes minerais caros. Além disso, as autoridades locais responsáveis pela gestão dos resíduos orgânicos devem optar por esta forma de reciclagem, aumentando a atratividade e popularidade deste tipo de fertilizante.
Disponível em: https://tenor.com/search/compost-gifs
Fonte: Jakubus, Monika. (2020). A Comparative Study of Composts Prepared from Various Organic Wastes Based on Biological and Chemical Parameters. Agronomy. 10. 869. DOI: 10.3390/agronomy10060869.
Por: Ana Lorena de Oliveira Simas
Comentários
Postar um comentário