Pular para o conteúdo principal

TECNOLOGIA IgY APLICADA À DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Todos os dias a pesquisa está focada em encontrar novas estratégias e ferramentas que permitam alcançar produtos inovadores que ajudem a melhorar os diferentes processos que são realizados todos os dias em todo o mundo. Nessa perspectiva, o uso de plataformas baseadas em nanomateriais em conjunto com anticorpos IgY em testes rápidos de fácil utilização para diagnóstico em diversas patologias, tem gerado grande interesse no desenvolvimento dessas tecnologias.

No problema apresentado na detecção precoce do câncer de próstata e rejeição por muitos pacientes do toque retal (embora haja um teste de antígeno sanguíneo que deve ser realizado por uma equipe altamente treinada), e dadas essas desvantagens, o desenvolvimento de  novas técnicas para testes rápidos no diagnóstico da doença baseado em conjugados de  nanopartículas metálicas com anticorpos IgY direcionados contra biomarcadores urinários precoces do desenvolvimento de câncer de próstata, permitiria a detecção em amostras de urina nos estágios iniciais da doença com testes simples que o próprio paciente poderia utilizar.

Nesta ordem de ideias, para o desenvolvimento da plataforma nanopartícula anticorpo IgY seria primeiramente realizada uma revisão sistemática sobre os processos celulares do câncer de próstata para escolher o biomarcador de interesse que pode ser encontrado na urina, identificado o biomarcador, procederia à obtenção de anticorpos IgY contra este biomarcador por modelos aviários, ou seja, inoculação de galinhas com proteína recombinante (biomarcador urinário).  Os anticorpos são extraídos e purificados da gema de ovo. A síntese de nanopartículas de metais como ouro, prata ou cobre são sintetizadas com diferentes tamanhos dependendo da plataforma final a ser utilizada, e essas nanopartículas seriam conjugadas com anticorpos IgY. 

A plataforma pode estar em tiras de teste ou em solução que mudaria de cor quando o conjugado nanopartícula anticorpo IgY reagissem com o biomarcador urinário.

Um exame como o descrito poderia contribuir para a detecção precoce do câncer de próstata por meio de biomarcadores urinários de forma rápida e simples, que não gere rejeição por parte do paciente e permitiria que a equipe médica tomasse decisões sobre os alinhamentos que deveriam seguir para buscar estratégias para deter a progressão da doença.

Imagem: Molécula De G Da Imunoglobulina (IgG, Anticorpo) Foto de Stock - Ilustração de macromolécula, imunidade: 24914226 (dreamstime.com).

Autores: Amanda Rosario Gomez Ibarra; Alberto Espinosa Gravito; Mauricio Diaz; Maria Helena Fermiano; Thaís Furtado Nani; Thalita Bachelli Riul.

Contato: espinosagaravito@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância dos fungos para a produção de pigmento como a melanina e como eles podem ser aplicados na indústria

  Por Brenda Silvia Tomichá de Oliveira   Pesquisadores da Tailândia e do Japão trabalhando juntos descobriram que o fungo Spissiomyces endophytica é capaz de produzir pigmentos, em especial a melanina e estudam suas possíveis aplicações!                         Os fungos são seres que podem ser encontrados nos lugares mais diversos e hostis ao redor do mundo, como um bolor de pão no armário, brotando em regiões vulcânicas, vivendo em zonas polares e até mesmo no nosso corpo! Muitas vezes os fungos são vistos como algo nocivo por serem associados com doenças conhecidas como “micoses”, mas os fungos são utilizados ao longo de décadas pela humanidade e nos oferecem inúmeros benefícios, sendo eles os responsáveis por reciclar todos os materiais orgânicos que caem no chão, cuidando assim dos ecossistemas, mas eles também são aplicados para a produção de pães, vi...

NANOPARTÍCULAS METÁLICAS: UMA PLATAFORMA PARA PROJETOS DE BIOSSENSORES NO DIAGNÓSTICO CLÍNICO

  As nanopartículas metálicas,   um componente importante   da área de  nano materiais , permitiram a inovação no campo da eletrônica, tecnologia e diagnóstico clínico,   graças às suas valiosas propriedades condutoras , fotoelétricas, ópticas, mecânicas , de reatividade, potencial de migração, entre outros. Neste caso, falaremos sobre seu uso no diagnóstico clínico invasivo e não invasivo.   Muitas dessas nanopartículas, devido à sua natureza química, têm uma alta toxicidade, de modo que seu uso para diagnóstico invasivo é limitado. Essa limitação pode ser resolvida com a ajuda do revestimento da superfície das nanopartículas com moléculas que não apresentam toxicidade para o organismo onde serão perfundidas. As nanopartículas metálicas utilizadas para perfusão podem ter vários objetivos entre elas, o diagnóstico através de imagens onde as características fotônicas das nanopartículas são utilizadas para gerar imagens de alta resolução dos órgãos de...

Aproveitamento de Resíduos de Batatas

P ara se manter no mercado competitivo as empresas estão investindo na produção de alimentos de preparo rápido, e como consequência desse avanço, é possível perceber que houve também um aumento considerável na produção de rejeitos gerados durante o beneficiamento desses produtos, que em sua maioria tem como matéria prima principal as leguminosas, as frutas e os vegetais, em que são descartados como resíduos orgânicos. Na industrialização da batata, esses resíduos são gerados principalmente na etapa de descascamento e fatiamento da matéria-prima in natura . No processo de industrialização da batata quase 35% da produção é descartada como resíduos, muitas das vezes disposta no meio ambiente sem o tratamento adequado, podendo causar sérios problemas. Entre os resíduos gerados pela industrialização da batata estão a casca ou pele, a polpa residual, flakes de batata, batata úmida, farelo da batata, batata estragada, com defeito ou batata podre, além da água utilizada na lavagem. A casca d...