Todos os dias a pesquisa está focada em encontrar novas estratégias e ferramentas que permitam alcançar produtos inovadores que ajudem a melhorar os diferentes processos que são realizados todos os dias em todo o mundo. Nessa perspectiva, o uso de plataformas baseadas em nanomateriais em conjunto com anticorpos IgY em testes rápidos de fácil utilização para diagnóstico em diversas patologias, tem gerado grande interesse no desenvolvimento dessas tecnologias.
No problema apresentado na detecção precoce do câncer de próstata e rejeição por muitos pacientes do toque retal (embora haja um teste de antígeno sanguíneo que deve ser realizado por uma equipe altamente treinada), e dadas essas desvantagens, o desenvolvimento de novas técnicas para testes rápidos no diagnóstico da doença baseado em conjugados de nanopartículas metálicas com anticorpos IgY direcionados contra biomarcadores urinários precoces do desenvolvimento de câncer de próstata, permitiria a detecção em amostras de urina nos estágios iniciais da doença com testes simples que o próprio paciente poderia utilizar.
Nesta ordem de ideias, para o desenvolvimento da plataforma nanopartícula anticorpo IgY seria primeiramente realizada uma revisão sistemática sobre os processos celulares do câncer de próstata para escolher o biomarcador de interesse que pode ser encontrado na urina, identificado o biomarcador, procederia à obtenção de anticorpos IgY contra este biomarcador por modelos aviários, ou seja, inoculação de galinhas com proteína recombinante (biomarcador urinário). Os anticorpos são extraídos e purificados da gema de ovo. A síntese de nanopartículas de metais como ouro, prata ou cobre são sintetizadas com diferentes tamanhos dependendo da plataforma final a ser utilizada, e essas nanopartículas seriam conjugadas com anticorpos IgY.
A plataforma pode estar em tiras de teste ou em solução que mudaria de cor quando o conjugado nanopartícula anticorpo IgY reagissem com o biomarcador urinário.
Um exame como o descrito poderia contribuir para a detecção precoce do câncer de próstata por meio de biomarcadores urinários de forma rápida e simples, que não gere rejeição por parte do paciente e permitiria que a equipe médica tomasse decisões sobre os alinhamentos que deveriam seguir para buscar estratégias para deter a progressão da doença.
Imagem: Molécula De G Da Imunoglobulina (IgG, Anticorpo) Foto de Stock - Ilustração de macromolécula, imunidade: 24914226 (dreamstime.com).
Autores: Amanda Rosario Gomez Ibarra; Alberto Espinosa Gravito; Mauricio Diaz; Maria Helena Fermiano; Thaís Furtado Nani; Thalita Bachelli Riul.
Contato: espinosagaravito@gmail.com
Comentários
Postar um comentário